Episódio 27

O PIANO, PARTE 2

Hoje voltamos a falar do piano, continuando o assunto do episódio 23, porém desta vez a partir de uma abordagem bem mais conhecida: a do instrumento solista ou de música de câmara.

Episódio 27 | O Piano, parte 2Marimba Podcast
00:00 / 31:56

 SOBREMESA DO DIA 

Hoje conversamos com o pianista Cristian Budu!

O Cristian nos enviou uma gravação dele tocando um dos Préludes de Chopin - e recomenda também o prelúdio seguinte, número XV. Como recomendação para os amantes do piano, ele indica Alfred Cortot interpretando Schumann e Chopin, Ingrid Haebler interpretando Mozart e Haydn,
Artur Schnabel interpretando Beethoven,Nelson Freire interpretando Debussy e Brahms e Martha Argerich interpretando Bartok e Prokofiev. Selecionamos alguns vídeos destas recomendações para publicar abaixo!

E para curtir no sofá, ele nos indicou a série Breaking Bad, que alguns de vocês já devem ter visto, e também o livro A História Sem Fim, de Michael Ende.

Bom piano, parte 2!

Préludes, Op. 28, XVI. Presto con fuoco

Frédéric Chopin

Clara Haskil Prize 2013

Cristian Budu, piano

Playing%20the%20Piano_edited.jpg

SUGESTÕES DO CHEF

 

Waltzes

F. Chopin

Alfred Cortot, piano

Sonata para piano nº 11, K. 331

W. A. Mozart

Ingrid Haebler, piano

Sonata nº 2 em dó menor, Op. 111

L. van Beethoven

Artur Schnabel, piano

Estampes

C. Debussy

Nelson Freire, piano

Concerto para Piano nº 3

B. Bartók

Martha Argerich, piano

Toho Gakuen Orchestra

Yuri Bashmet, regência

PARA CURTIR NA TELA,

TELINHA E TELONA

Breaking Bad

Série | Vince Gilligan | EUA | 2008 - 2013

Comédia dramática que retrata a vida do químico Walter White, um homem brilhante frustrado em dar aulas para adolescentes do ensino médio enquanto lida com um filho sofrendo de paralisia cerebral, uma esposa grávida e dívidas intermináveis. White é diagnosticado com um câncer no pulmão. Após um colapso emocional, para pagar suas dívidas hospitalares e garantir uma boa vida aos filhos e mulher após sua morte, Walter resolve começar a produzir metanfetamina com seu ex-aluno, Jesse Pinkman, usando seus conhecimentos de química. 

A série recebeu inúmeros prêmios e enorme reconhecimento. O Cristian a recomenda especialmente pela forma como a mudança do personagem principal é retratada e explorada, usando todas as nuances de roteiro, caracterização e a brilhante atuação de Bryan Cranston.

Open Books

 PARA LER, TEM TAMBÉM 

A História Sem Fim

Michael Ende

A história é centrada no jovem Bastian Balthazar Bux, que rouba um livro chamado A História Sem Fim de uma pequena livraria. Bastian se torna o guardião de um reino em perigo. A princípio, é apenas um leitor do livro, que narra a história da terra de Fantasia, o lugar onde todas as fantasias dos humanos se unem. Com o progresso do livro, porém, torna-se claro que alguns habitantes do lugar sentem a presença de Bastian, já que ele é a chave do sucesso da jornada sobre o que ele está lendo. Ele acaba entrando na própria Fantasia no meio do livro, e toma um papel mais ativo nela.

Nas palavras do Cristian, "embora pareça um livro infantil, a história tem essência filosófica, e trata de um assunto primordial a artistas e todos que trabalham com a imaginação. Fizeram um filme infantil que a meu ver não capta a mensagem real."

Assina

Se quiser ficar por dentro do que rola por aqui, dá um toque!

FALA

Ou escreva para marimbapodcast@gmail.com