Dicas de gravação com celular

Reunimos aqui uma pequena lista de dicas e sugestões para gravações feitas em casa, com seu celular.




IMAGEM


Qual das câmeras usar? A de trás do aparelho.


Melhor usar sempre a câmera de trás do celular, ou seja, não grave como se fosse fazer uma selfie, mas como se fosse tirar uma foto de algo. Em praticamente todos os celulares esta câmera é a melhor.



Evite usar filtros de imagem (cor, filtro de "beleza", etc.)


Ao ser captado com filtros, o vídeo fica mais pesado e fica difícil mexer na qualidade da imagem depois. Se você for aparecer tocando com outras pessoas, o ideal é colocar filtros e tratamento de imagem somente quando todas as imagens estiverem editadas na mesma tela. Caso contrário, o editor do vídeo irá sofrer...





Grave com o celular em posição horizontal.


Estamos todos muito mais acostumados a imagens horizontais por causa do nosso campo de visão, que é maior para os lados do que para cima ou para baixo - pense numa tela de cinema, ou nas televisões widescreen!


Vídeos verticais só funcionam bem em aplicativos específicos de celular, como em stories do Instagram, TikTok, etc.



IMAGEM HORIZONTAL: SIM!



IMAGEM VERTICAL: NÃO!




ONDE GRAVAR?


Para os nossos olhos, a luz mais confortável é a luz natural, ou seja, a luz do dia.


Isso não quer dizer sol direto! Pode ser a luz que entra no seu apartamento pela janela, a luz que reflete nas paredes brancas da sua casa, ou a luz de um dia nublado. E aqui no Brasil a gente tem luz pra caramba praticamente todos os dias!




A luz artificial (lâmpadas, refletores, etc.) é bem menos agradável e mais complicada. Se for a lâmpada de casa, do teto ou de um abajur, melhor evitar. Existem equipamentos de iluminação profissionais feitos para imitar a luz diurna, usados em produções de cinema e sessões fotográficas, mas se não for o caso, evite!





Se você for gravar em ambiente externo:

Escolha um local iluminado, mas onde você possa estar à vontade sem ter de fechar os olhos por conta da luz do sol.


Se você for gravar em ambiente interno:

Escolha um local bem iluminado. O ideal é você ficar perto da janela, porém com a câmera "te olhando" de perto da janela e você dentro da sua casa (ou seja, não fique contra a luz, pois a câmera tende a compensar o excesso de luz externa e

deixar o ambiente interno muito escuro.



Não assim...


Mas sim assim:




E lembre-se!

A câmera também capta reflexos em vidros, espelhos, etc. Se ela estiver virada para um vidro ou outra superfície que reflete a imagem, pode acabar mostrando, sem querer, os bastidores da sua casa...





COM QUE ROUPA QUE EU VOU?


A câmera não lida bem com roupas muito brancas, porque elas refletem muita luz. Também não funcionam bem estampas muito pequenas (bolinhas, listras finas, etc.) pois a câmera não consegue "ver" os detalhes como nossos olhos - talvez você já tenha visto na TV algum repórter usando uma camisa com listras pequenas, dá uma tontura...





ENQUADRAMENTO

Nós estamos muito acostumados, pelos filmes e pela TV, a ver as pessoas enquadradas da cintura para cima. O ideal é posicionar a câmera o mais perto possível de você, sem que prejudique sua movimentação, e sem "cortar" o seu instrumento.


Caso você esteja gravando o som e a imagem com o mesmo aparelho, considere também as questões de captação de som a seguir.



SOM


Em ambiente externo

• Escolha um lugar tranquilo, sem muito barulho: jardim, varanda, praça, jardim do seu prédio...

• Se estiver ventando muito, escolha um lugar onde haja paredes que "cortem" o vento. O microfone capta muito esse som, e vai atrapalhar sua gravação.


Por isso que os microfones profissionais têm aquela capa de espuma, ou às vezes até aquela capa feita de pêlos - que nós chamamos de cachorrão -, usada em lugares que ventam muito.




Em ambiente interno

Dê preferência a locais onda haja tapete e cortinas, elementos que absorvem o som. Móveis e chão de madeira também ajudam na acústica do ambiente.


Chão frio, azulejos, espelhos etc. são superfícies reflexivas que rebatem o som e não vão ajudar na gravação. Se precisar, você pode cobrir uma superfície reflexiva com um lençol ou cobertor - fazendo uma espécie de estúdio de gravação em casa.


Alguns podcasters famosos gravam em casa dentro do armário de roupas, que é um ambiente ideal em termos acústicos: silencioso, aconchegante, feito de madeira e com roupas que absorvem bem o som. Só precisa ter espaço...





E A DISTÂNCIA PARA CAPTAǘÃO DE SOM?


O ideal é usar o som captado pelo celular apenas como guia, e captar o som do seu instrumento com um microfone externo ao mesmo tempo que você filma, para depois juntá-los no computador. Isso porque a distância ideal para a câmera não necessariamente é a mesma que a distância ideal para o microfone.



Caso você não tenha um microfone externo:


Posicione o celular a uma distância que permita que sua voz fique clara na gravação e

que você não tenha que falar muito alto. Ao gravar seu instrumento, posicione o celular um pouco mais distante do que você posicionaria para sua voz.



Testando! 1, 2, 3... Testando!


O melhor é sempre fazer o famoso teste de som antes de começar a gravar pra valer. Grave alguns segundos de você falando ou tocando e ouça para verificar se o áudio está claro, sem interferência e num volume adequado.



E boa sorte!



E não percam esse vídeo do Porta dos Fundos! Divirtam-se e até o próximo post!


Cristina Müller é formada em Cinema pela FAAP e mestre em Media Studies pela The New School de Nova York. Ela atualmente mora na Suíça, onde trabalha como diretora, editora e educadora, principalmente em documentários, vídeos de música e artes cênicas e projetos de som.


Ela, a Key e o Yuri Tavares fundaram juntos, em 2014, o Coletivo Marimba, de fotografia, produção audiovisual e design gráfico exclusivamente para música clássica. É de lá que "importamos" carinhosamente o nome desse podcast!

32 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Assina

Se quiser ficar por dentro do que rola por aqui, dá um toque!

FALA

Ou escreva para marimbapodcast@gmail.com