Dicas de gravação com celular

Reunimos aqui uma pequena lista de dicas e sugestões para gravações feitas em casa, com seu celular.




IMAGEM


Qual das câmeras usar? A de trás do aparelho.


Melhor usar sempre a câmera de trás do celular, ou seja, não grave como se fosse fazer uma selfie, mas como se fosse tirar uma foto de algo. Em praticamente todos os celulares esta câmera é a melhor.



Evite usar filtros de imagem (cor, filtro de "beleza", etc.)


Ao ser captado com filtros, o vídeo fica mais pesado e fica difícil mexer na qualidade da imagem depois. Se você for aparecer tocando com outras pessoas, o ideal é colocar filtros e tratamento de imagem somente quando todas as imagens estiverem editadas na mesma tela. Caso contrário, o editor do vídeo irá sofrer...





Grave com o celular em posição horizontal.


Estamos todos muito mais acostumados a imagens horizontais por causa do nosso campo de visão, que é maior para os lados do que para cima ou para baixo - pense numa tela de cinema, ou nas televisões widescreen!


Vídeos verticais só funcionam bem em aplicativos específicos de celular, como em stories do Instagram, TikTok, etc.



IMAGEM HORIZONTAL: SIM!



IMAGEM VERTICAL: NÃO!




ONDE GRAVAR?


Para os nossos olhos, a luz mais confortável é a luz natural, ou seja, a luz do dia.


Isso não quer dizer sol direto! Pode ser a luz que entra no seu apartamento pela janela, a luz que reflete nas paredes brancas da sua casa, ou a luz de um dia nublado. E aqui no Brasil a gente tem luz pra caramba praticamente todos os dias!




A luz artificial (lâmpadas, refletores, etc.) é bem menos agradável e mais complicada. Se for a lâmpada de casa, do teto ou de um abajur, melhor evitar. Existem equipamentos de iluminação profissionais feitos para imitar a luz diurna, usados em produções de cinema e sessões fotográficas, mas se não for o caso, evite!





Se você for gravar em ambiente externo:

Escolha um local iluminado, mas onde você possa estar à vontade sem ter de fechar os olhos por conta da luz do sol.


Se você for gravar em ambiente interno:

Escolha um local bem iluminado. O ideal é você ficar perto da janela, porém com a câmera "te olhando" de perto da janela e você dentro da sua casa (ou seja, não fique contra a luz, pois a câmera tende a compensar o excesso de luz externa e

deixar o ambiente interno muito escuro.



Não assim...


Mas sim assim: