Temporada 2 | Episódio 20
MÚSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Hoje recebemos o violinista Edgar Leite, que além de tocar na OSM também manja muuuuito de gravação, edição, microfones, câmera, acústica e foi a salvação de muita gente - e dele mesmo! - em tempos de pandemia.

Episódio 20 | Música em Tempos de PandemiaMarimba Podcast
00:00 / 31:56

 SOBREMESA DO DIA 

Hoje trocamos uma ideia com o Edgar Leite, que além de tocar violino pra caramba, manja muito de tecnologia, som e vídeo e muito mais! 

Ele nos mandou um dos muitos vídeos que ele editou - além de tocar, claro - em tempos de pandemia, para o Theatro Municipal. E também temos um site que ele indicou, no qual você pode ouvir os diversos instrumentos da orquestra selecionando o tipo e posição de microfone que você quiser. É fenomenal!

E deixamos também o vídeo que a Key mencionou no início do programa, um exemplo incrível de processamento de filmes antigos utilizando redes neurais artificiais (inteligência artificial) para obter qualidade e definição.

Boa tecnologia!

Image by Wahid Khene

SUGESTÕES DO CHEF

As Sete Últimas Palavras de Cristo
Joseph Haydn

 Editado por Edgar Leite (que também toca, claro!)

Image by Cookie the Pom

PARA CURTIR NA TELA - DO COMPUTADOR!

Screen Shot 2021-05-29 at 12.44.43.png

Comparison of different microphone positions for orchestra instruments
 

Joint Research Project with Studiengang Tonmeister der Universität der Künste Berlin, Nagoya University of the Arts, Soundmedia Composition Course


Esse site indicado pelo Edgar permite que você assista - e ouça! - os instrumentos da orquestra selecionando um dos muitos microfones usados na gravação. São diversos tipos de microfone, posicionamento, e muito mais. Fenomenal!

Cenas de Tóquio (1913-1915)
Processadas com redes neurais artificiais
(4k, 60 fps, colorização, restauração facial, remoção de flicker e sonorização)

Este é o vídeo que a Key mencionou na introdução do programa. Esse canal tem diversos outros vídeos criados utilizando a mesma tecnologia, de países como França, EUA, Inglaterra, Rússia, Alemanha, etc.