Temporada 2 | Episódio 7

TÚNEL DO TEMPO

Hoje vamos viajar no tempo e falar um pouco de cada um dos principais momentos da história da música - e também da humanidade!

Episódio 7 | Túnel do TempoMarimba Podcast
00:00 / 34:50

 SOBREMESA DO DIA 

O episódio de hoje teve vários exemplos dos diversos momentos da história da música pelos quais viajamos. Para descobrir qual é qual, veja os vídeos abaixo. E temos também uma imagem e uma pequena explicação sobre a Mão Guidoniana, o primeiro sistema de notação musical da história!

Boa viagem!

Image by Jakob Søby

SUGESTÕES DAS CHEFS

Medieval

Da pacem Domine
 

Renascentista

Ut Quean Laxis. Himno San Juan Bautista

Guido D'Arezzo

Barroca

Messias

Joseph Hândel

Clássica

Sinfonia Nº 41 "Júpiter"

Wolfgand Amadeus Mozart

Romântica

Tristan & Isolde, Vorspiel und Liebestod 

Richard Wagner

Século XX

A Sagração da Primavera

Igor Stravinsky

Contemporânea

Harmonium Mountain

Phillip Glass

Valsa do Final

Branca

Zequinha de Abreu

A Mão Guidoniana

manus guidonis.png

O monge beneditino Guido d'Arezzo (c.995-c.1050) desenvolveu o primeiro sistema de solmização, nomeando as notas musicais. Baseou-se no começo das frases de um hino em louvor a São João Batista criando: ut (futuramente dó), re, mi, fa, sol e la.

Ut queant laxis

Resonare fibris

Mira gestorum

Famuli tuorum

Solve polluti

Labi reatum

Sancte Ionnes

(Tradução: Ó São João, para que possam ressoar as maravilhas dos teus feitos com largos cantos, apaga os erros dos lábios manchados.)

Ao reparar que cada verso deste hino começava na nota seguinte da escala, aproveitou a primeira sílaba de cada verso como apoio mnemônico. A partir disso, ele desenvolveu um método de leitura e criou um processo de ensino das notas conhecido como Mão Guidoniana, que consistia em atribuir a cada articulação dos dedos uma nota diferente. Assim, o professor virava a palma da mão para os alunos e, apontando para as várias articulações, ajudava os alunos a cantar os intervalos indicados.