Temporada 3 | Episódio 2

JOHANN SEBASTIAN BACH

Seguimos no Barroco para falar de um dos maiores nomes da música: Johann Sebastian Bach! E para falar dele, recebemos pela segunda vez o super professor, musicólogo e medievalista Clóvis de André.

Temporada 3 | Episódio 2 | Johann Sebastian BachMarimba Podcast
00:00 / 41:46

 SOBREMESA DO DIA 

Hoje conversamos com o professor Clóvis de André!

Ele enviou para nós mais alguns detalhes sobre o assunto do episódio:


[TERMOS RENASCIMENTO E BARROCO]
Sobre os termos Renascimento e Barroco, eu disse que foram adotados a partir de proposições no séc. XIX por (Hermann) Kretzschmar (1848-1924), que foi um dos responsáveis por propor uma Teoria dos Afetos como reunião de opiniões (às vezes contrárias) de diversas trabalhos dos séc. XVII‑XVIII.  Os termos Renascimento e Barroco foram, de fato, propostos por Heinrich Wölfflin (1864‑1945) que escreveu um trabalho sobre artes visuais intitulado Renaissance und Barock (1888).  Depois, o musicólogo Curt Sachs (1881‑1959) aproveitou as proposições de Wölfflin para propor correspondentes em música, em um artigo intitulado “Barockmusik”, Jahrbuch der Musickbibliothek Peters (1919): p. 7‑15.


Ele também nos permitiu, com autorização da editora Tipografia Musical, compartilhar aqui um trecho do livro Tudo tem que ser possível - O Livro de Johann Sebastian Bach, com organização, tradução, introdução e notas de Mário Alves Coutinho. O trecho traz a tradução e comentários de uma carta de J. S. Bach a Georg Erdmann, ambos de autoria do Clóvis. Para ler, basta clicar na capa do livro abaixo ou aqui!

Para quem quiser o livro completo, deixamos aqui o site da Tipografia Musical.
O livro está atualmente esgotado, mas em vias de reimpressão! Oba!

BACH, Johann Sebastian. Carta a Georg Erdmann [1730]. Tradução e interpretação por- Clóvis
Screen Shot 2021-09-03 at 22.18.22.png

E temos também esse Doodle que a Marcinha mencionou, feito em homenagem ao querido João Sebastião Ribeiro, vulgo Johann Sebastian Bach!